Outubro de 2023: A Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) completou, recentemente, 21 anos de atividades. Durante esse período, a atuação da entidade contribuiu de maneira determinante para o desenvolvimento e profissionalização do segmento no Brasil, o que a transformou na mais importante referência sobre blindagem no país, servindo como valiosa fonte de informações e ponto de apoio ao consumidor na hora de adquirir produtos blindados, em busca de maior segurança.
A construção dessa referência no setor de blindagem teve início logo na sua criação, em 2001, quando então foi fundada com o nome de Associação Brasileira dos Blindadores de Veículos Automotores do Estado de São Paulo. Na ocasião, a associação teve como primeira missão participar ativamente da regularização do mercado de veículos blindados no estado paulista, que crescia rapidamente e com empresas nem sempre compromissadas com a preservação de vidas.
Em pouco tempo, o mercado expandiu e ganhou outras regiões do país, o que tornou necessária a atuação da entidade em nível nacional. Assim, em 2003, ganhou o nome que leva até hoje – Associação Brasileira de Blindagem. Com a chegada e união dos associados – empresas que realizavam esse tipo de serviço no país – para um bem comum – a entidade contribuiu na determinação de parâmetros justos a serem seguidos por todas as empresas, de forma segura e ética.
Em pouco tempo de atividade, a Abrablin viu a necessidade de ampliar sua atuação, acompanhando o também crescimento das incumbências e demandas que surgiam. Assim, para além das blindadoras, outras empresas voltadas para a proteção blindada foram englobadas na Abrablin. A demanda não era mais exclusivamente de carros, mas também de imóveis e coletes à prova de balas. E para atender melhor os diferentes setores que compõem a cadeia de blindagem, a associação organizou câmaras específicas. Com as câmaras de Blindadores; de Coletes à Prova de Balas; de Blindagem Transparente; de Blindagens Opacas; de Blindagem Arquitetônica; e de Comércio, a entidade conseguiu atuar em diversas frentes, sempre com o objetivo de desenvolver de forma ética e profissional o setor.
Décadas de intensas atividades
Ao longo desses 21 anos de existência, a Abrablin atuou nas principais ações de interesse do segmento, seja na legislação, normas técnicas e documentos regulatórios que o regem, seja na viabilização de locais e centros de testes balísticos a serem realizados por entidades públicas e privadas para aprovação de produtos, bem como na defesa de equidade entre os atores que compõem o mercado de blindagem. Tudo isso, sem deixar de destacar o intenso trabalho de divulgação de informações pertinentes ao universo da blindagem para o público em geral, com todo o tipo de assistência e consultoria sobre esse recurso de proteção.
Com todas essas ações, a Abrablin, que hoje reúne cerca de 72 associados,
contribuiu diretamente para que a blindagem brasileira se transformasse em
uma das melhores do mundo. Atenta ao movimento do mercado, a entidade
segue incansavelmente vigilante, no sentido de garantir as conquistas obtidas
até aqui, manter apenas as empresas devidamente registradas e regularizadas
e com a missão maior de dar ao consumidor a proteção que ele almeja na
blindagem, consumidor este que não para de crescer.
Hoje, a estimativa é de que a frota blindada no país tenha ultrapassado 285 mil carros. Somente em 2021, o Brasil bateu recorde no número de blindagens automotivas, com 20.024 veículos blindados no ano, um crescimento de cerca de 45% na comparação com 2020. Esse é o maior volume desde 1995, quando a entidade passou a realizar a pesquisa setorial.
E o setor segue em alta. Somente entre os meses de janeiro e junho deste ano, já foram blindados 11.710 carros, o que revela o interesse do brasileiro na busca por essa proteção e só reforça a importância da atuação da Abrablin nas últimas décadas bem como na sequência desse relevante trabalho da associação.
Mais informações para a imprensa – Denis (11) 98726-2609